As crianças adquirem grande parte do seu conhecimento cultural com os outros, especialmente pais e professores. Depois ela vai se apropriando do conhecimento, e este passa a fazer parte dela.
"Na ausência do outro, o homem não se constrói homem", escreveu o psicólogo. Ele rejeitava tanto as teorias inatistas, segundo as quais o ser humano já carrega ao nascer as características que desenvolverá ao longo da vida, quanto as empiristas e comportamentais, que vêem o ser humano como um produto dos estímulos externos. Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal
Zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender - potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto. Em outras palavras, a zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo Vygotsky.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml?page=2>. Acesso em: 08 set. 2011.
Meninas,
ResponderExcluiro blog está lindoo mesmo... hahahaha
Ficou muito bom, muito prático, organizado, objetivo mas detalhado..
Ótimo mesmo...
Estão de Parabéns!
Beijos, sucesso pra vcs!
Bem elaborado os comentários foram feitos de forma muito atual.
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