Segundo Piaget, o desenvolvimento é um processo de equilibrações sucessivas. Entretanto, este processo, embora contínuo, é caracacterizado por diversas fases, por estapas, ou períodos. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança contrói certas estruturas cognitivas.
São elas:
1) Etapa Sensoriomotora
--> Vai do nascimento até, aproximadamente, os 02 anos de idade. A criança basea-se em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas. Ex: bater em uma caixa, pegar um objeto, jogar uma bola etc. Ela pega, balança, morde objetos etc.
2)Etapa Pré-operatória
--> Nesta fase que surge a linguagem oral, por volta dos 02 anos. Ela permitirá à criança de expor - além da inteligência prática construída na fase anterior - da possibilidade de ter esquemas de ação interiorizados, chamados de esquemas representativos ou simbólicos. É capaz de formar, por exemplo, representações de avião, de papai, de sapato, de que não se deve bater em outra criança.
O pensamento pré-operatório também é chamado de pensamento egocêntrico, (ou seja, centrado no ego, no sujeito).
3)Etapa operatório-concreta
Ocorre por volta dos 07 anos de idade, quando o pensamento torna-se menos egocêntrico, menos centrado no sujeito. Além disso, o pensamento é denominado operatório porque é reversível: o sujeito pode retornar mentalmente, ao ponto de partida.
4)Operações formais
No nível operatório-formal, a apartir dos 13 anos de idade, a criança se torna capaz de raciocinar logicamente mesmo se o conteúdo do seu raciocínio é falso.
A libertação do pensamento das amarras do mundo concreto, adquirido no operatório formal, permitirá oa adolescente pensar e trabalhar não só com a realidade concreta, mas também com a realidade possível.
Fonte:
Achei muito interessante, a parte em que vocês separaram sa etapas em que a criança desenvolve o conhecimento cognitivo. Quanto a organização e o design vocês estão de parebéns!!!!!!!!!
ResponderExcluirJaqueline Machado